A Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) congratula o Clube Desportivo de Tondela por ser um dos clubes certificados, em pleno, como Entidade Formadora, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Congratula ainda o Académico de Viseu Futebol Clube e o Viseu 2001 ADSC que também se encontram certificados, mas com reservas. 

Os clubes do distrito estiveram na passada semana na Cidade do Futebol, em Oeiras, acompanhados pela AF Viseu, para a segunda edição do Workshop das Entidades formadoras. Na iniciativa, a FPF entregou 12 placas de reconhecimento, uma delas ao CD Tondela e vários certificados, casos do Académico de Viseu e Viseu 2001, distinções referentes à época 2017/2018.

A certificação dos clubes, pela FPF, como Entidades Formadoras, é fulcral para o desenvolvimento da formação no Futebol e Futsal. A AF Viseu espera por isso que, na próxima época, mais clubes do distrito sejam certificados, estando já vários processos em andamento, para que tal seja possível. 

A nível nacional, 54 clubes já viram os processos de certificação serem validados integralmente ou sob reserva.

O processo de certificação das entidades formadoras pela FPF, que arrancou em 2015, assenta no cumprimento de nove critérios e vários subcritérios: 
Critério 1  - Planeamento e orçamento
Critério 2 - Estrutura organizacional 
Critério 3 - Recrutamento 
Critério 4 - Formação desportiva
Critério 5 - Acompanhamento médico-desportivo 
Critério 6 - Formação pessoal e social 
Critério 7 - Recursos humanos 
Critério 8 - Instalações 
Critério 9 – Produtividade

 

 

Saiba mais aqui.