Sendo o Fairplay um valor universal no mundo do desporto, e no futebol e futsal em particular, a Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) vai, pelo segundo ano consecutivo, premiar as equipas que se destaquem dentro e fora das quatro linhas.

O respeito pelos adversários e pela equipa de arbitragem; o comportamento dos oficiais da equipa e dos espectadores, bem como o número de cartões vermelhos, amarelos e brancos são os critérios em análise ao longo da época. Através dos relatórios efetuados pelas equipas de arbitragem, durante as competições, a comissão de Fairplay da AF Viseu retirará as informações necessárias para estabelecer o Ranking Fairplay.
 
Todas as equipas iniciaram o ranking com 5 pontos (vezes o número de jogos a realizar no respetivo campeonato) e, ao longo da época, vão recebendo ou perdendo pontos. Uma equipa que, por exemplo, tenha um jogador que viu cartão amarelo perde 1 ponto. No final, a equipa com melhor pontuação vence uma réplica da Taça Fairplay, sendo que a taça original só será entregue à equipa que vencer este troféu por três vezes.

Na última época (2017/2018) este prémio abrangeu quatro campeonatos - Divisão de Honra e Primeira Divisão de futebol;  Divisão de Honra masculina e Primeira Divisão feminina de futsal. Para a temporada que já arrancou, a AF Viseu alargou o troféu aos campeonatos de juniores A de futebol e futsal masculino.

O Grupo Desportivo de Mangualde (Divisão de Honra),  Associação Recreativa e Cultural Sezurense (Primeira Divisão), Gigantes Sport de Mangualde (Divisão de Honra de futsal masculino) e Viseu 2001 (1ª Divisão futsal feminino) foram as equipas vencedoras da primeira edição da Taça Fairplay. 

 

Conheça a classificação do mês de outubro: