Está dado o pontapé de saída para a primeira edição da Academia FIFA, da Associação de Futebol de Viseu. O treino inaugural, onde participaram 55 atletas, aconteceu esta segunda-feira (dia 12 de novembro).


A “FIFA Academy” é um centro de treinos criado com o objetivo de desenvolver o futebol feminino em todo o mundo. No caso da AF Viseu, a Academia FIFA terá como quartel general o Estádio Municipal de Mangualde onde, todas as segundas feiras, as seleções distritais da AF Viseu, de sub-17 e sub-14 de futebol feminino, farão os seus treinos. 

Um dos grandes objetivos da AF Viseu é potenciar e desenvolver o futebol feminino no distrito e, por isso, “não poderia ficar de fora desta iniciativa da FIFA e da Federação Portuguesa de Futebol”, assegura Nelson Morais, vice-presidente da Associação. 

“Nas duas últimas épocas desportivas, a AF Viseu teve um aumento de 111 atletas do sexo feminino a praticar futebol, nos diversos clubes nossos filiados. Números que fazem crescer a nossa responsabilidade e compromisso na melhoria da prática do futebol feminino. Queremos cada vez mais atletas femininas a jogar futebol e futsal. Para isso, vamos continuar a criar condições para que estas possam integrar as seleções da AF Viseu”, assegurou Nelson Morais.

Para João Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Mangualde, que marcou presença no treino de abertura, este é um projeto “importantíssimo para o desenvolvimento do futebol feminino na região”. 

“A autarquia de Mangualde sente-se orgulhosa por, em conjunto com a AF Viseu, estar envolvida nesta iniciativa. É com grande satisfação que vejo a vinda da Academia para Mangualde. O município tem mantido relações de grande trabalho com a AF Viseu, e outras associações desportivas, e é para nós muito positivo podermos estar a potenciar um projeto com esta dimensão. Para isso, conjugou-se uma série de esforços para que esta iniciativa seja válida e tenha futuro”, sublinhou o autarca.

João Azevedo frisou ainda a “notoriedade” que este projeto dá ao concelho de Mangualde e à região. “A vinda deste projeto para Mangualde vem dar notoriedade ao concelho. Não só no que toca à igualdade no desporto, mas no potenciar do futebol feminino e no aproveitar das instalações desportivas para contribuir para o sucesso e futuro deste grupo. Que sejam boas mulheres, boas atletas e, sobretudo, que sejam felizes”, disse.

 





Mais fotos aqui