A Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu), a Câmara Municipal de Tondela e os Agrupamentos de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo assinaram esta quarta-feira (dia 21 de novembro) o protocolo de colaboração para levar o projeto “Há Bola na Escola” aos alunos do 1º ciclo, do ensino básico, do concelho. 

Com esta parceria, no município de Tondela mais de 700 crianças vão praticar as modalidades de futebol e futsal nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), “uma forma de promover a prática desportiva e permitir que os jovens, cada vez mais cedo, sintam vontade em praticar desporto”, frisou José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, na cerimónia de assinatura do protocolo. O responsável aproveitou ainda para destacar a importância das autarquias no desenvolvimento do desporto. 

“Se não fossem as Câmaras o desporto em geral, e o futebol e futsal em particular, seria mais pobre. As autarquias tem feitos vários esforços em prol dos clubes e isso é de valorizar”, destacou José Alberto Ferreira.

Para José António Jesus, presidente da Câmara Municipal de Tondela, a iniciativa “Há Bola na Escola” vem enaltecer “a visão empreendedora da AF Viseu”,  destacando que este é um projeto que “vai para além da dimensão desportiva”. 

“Esta é uma iniciativa que vai estimular a prática desportiva nos mais diversos contextos. É um projeto que vai para além da dimensão desportiva. Tem uma dimensão social e inclusiva”, disse José António Jesus. 

Maria Helena Gonçalves, diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, destacou que o projeto “Há Bola na Escola” vai permitir que, integrado nas AEC, os alunos possam praticar exercício físico. Já Júlio de Melo Valente, diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, sublinhou que “o desempenho das crianças não pode ser só na mente, tem que ser também no corpo”. 

O município e agrupamentos de Tondela juntam-se a Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva, no desenvolvimento do projeto pioneiro da AF Viseu, “Há Bola na Escola”.