Fábio Loureiro, árbitro C3 Avançado da AF Viseu, e a sua equipa, os assistentes Luís Ramos e Jorge Ramos, bem como o observador nacional Luís Caetano, participaram recentemente numa iniciativa do Conselho de Arbitragem, da Federação Portuguesa de Futebol.


A ação, que aconteceu no centro de Estágios de Rio Maior, destina-se a acompanhar os melhores árbitros distritais, da época passada. Esta primeira edição, do denominado Programa CORE, tem como objetivo a deteção de talentos, no seguimento do programa com o mesmo nome desenvolvido pela UEFA, que envolve os árbitros da categoria C3 avançado e os primeiros classificados da época passada de cada uma das Associações Distritais e Regionais (ADR).

A primeira fase do programa contempla uma série de cursos introdutórios, também com a participação dos árbitros assistentes e técnicos de arbitragem que serão igualmente formados de acordo com este programa. Este curso tem uma vertente teórica, mas igualmente prática, que inclui dirigir um jogo da Liga Revelação ou do Campeonato Nacional de Juniores, tendo a equipa do Fábio Loureiro dirigido o Loures Praiense, no passado domingo (dia 18 de novembro).

Noutro âmbito, o coordenador técnico da AF Viseu, Luís Pais, está a participar no curso FIFA para instrutores de arbitragem nacionais, que se realiza na Cidade do Futebol. A Iniciativa, que conta com a participação do formador FIFA colombiano Óscar Ruiz, tem como objetivo dotar os formadores de árbitros com os modelos formativos mais recentes, no panorama internacional.


(O árbitro Fábio Loureiro e o observador nacional Luís Caetano)



(Luís Pais, coordenador técnico da AF Viseu)

(FIFA CORE)

(Curso FIFA)