"Está a ser um estágio positivo". Foi desta forma que Jorge Braz, coordenador das seleções nacionais, fez o balanço ao primeiro dia de estágio de preparação da Seleção Nacional sub-17 de futsal feminino, que por estes dias está em Viseu.

"A seleção sub-17 feminina é a primeira seleção, faz parte do patamar de deteção e seleção, e este é o momento de inclusão destas meninas num percurso de rendimento, na identidade das seleções nacionais. A maioria delas estão cá pela primeira vez, apenas três já estiveram num estágio de observação, e este é o início do percurso delas nas seleções nacionais", destacou o também selecionador nacional de futsal masculino.

Para Jorge Braz, estes quatro dias de estágio têm como grande objetivo ajudar o grupo a ambientar-se e dar ferramentas a estas jovens jogadoras para que possam ter um futuro promissor nas seleções. "Ajudar a ambientar, ajudar a perceber quais são as nossas regras de vida coletiva, a nossa identidade, a exigência que é estar numa seleção nacional. Está a ser um estágio positivo, e com dois momentos competitivos, vai ser muito importante na evolução delas e na criação de um percurso, que esperamos que seja promissor para a maioria destas jogadoras", destacou.

Jorge Braz falou ainda sobre os dois jogos-treino que acontecem esta terça e quarta-feira (dias 12 e 13 de março), no Pavilhão Cidade de Viseu, frente à seleção sub-15 de futsal da Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu). 

"Estes dois jogos têm como objetivo consolidar algumas ações e, no fundo, testar se elas já vão conseguir funcionar com alguma identidade, com alguns princípios de organização nossos, mas acima de tudo com muita vontade e motivação. Os jogos com a seleção masculina sub-15 vão ser dois desafios muito interessantes para elas", sublinhou.

Quanto à escolha de Viseu para este estágio, o coordenador das seleções nacionais lembrou a política de descentralização que tem sido levada a cabo pela Federação Portuguesa de Futebol e as boas condições existentes na cidade de Viriato.

"A Federação tem tido uma política de descentralização muito grande, temos corrido todas as Associações. No planeamento, na distribuição das várias ações pelo país, pelas Associações de Futebol, que são extremamente importantes, decidiu-se que a seguir ao Torneio Interassociações [TIA Coimbra], o estágio seria em Viseu. Pelas condições que Viseu tem, com a colaboração extremamente positiva que temos tido com a Associação de Futebol de Viseu, existem todas as condições para fazermos um bom estágio", disse.

 

Eis o programa da Seleção:

10.03.2019 | domingo
22h30: concentração das jogadoras (Hotel Princípe Perfeito, Viseu)

11.03.2019 | segunda-feira
10h30: treino (Pavilhão do Fontelo)
17h30: treino (Pavilhão do Fontelo)

12.03.2019 | terça-feira
10h30: treino (Pavilhão Cidade de Viseu)
19h30: jogo-treino com a seleção masculina sub-15 da AF Viseu (Pavilhão Cidade de Viseu)

13.03.2019 | quarta-feira
17h30: jogo-treino com a seleção masculina sub-15 da AF Viseu (Pavilhão Cidade de Viseu)