A Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) atingiu as sete mil inscrições. Atualmente, fazem parte da AF Viseu 7030 atletas, 5800 na modalidade de futebol e 1230 no futsal.

Estes números, que muito orgulham a AF Viseu, revelam um aumento de atletas, nos últimos 10 anos, em cerca de 30 por cento, com perto de 1600 novas inscrições. No futebol, na última década, a AF Viseu viu aumentar os atletas em 28 por cento e em 33 por cento no futsal. Dados que vêm confirmar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, sempre de olhos postos no aumento progressivo do número de atletas.

Atingir esta marca é um momento importante para a AF Viseu e que só foi possível com as várias dinâmicas adotadas no futebol e futsal distrital, nos diferentes escalões e, claro, com o grande trabalho desenvolvido pelos clubes filiados na AF Viseu.

Projetos como “Há Bola na Escola”, os Encontros de Traquinas e Petizes ou a aposta, cada vez mais forte, no desporto feminino têm sido também uma grande ajuda no recrutamento de novos atletas e no crescimento sustentado do futebol e futsal distrital.

O crescimento do número de atletas, em particular no feminino, já havia sido motivo de distinção por parte da Federação Portuguesa de Futebol, com o título de Mérito e Excelência em futebol, uma vez que, na última época, a AF Viseu foi a associação do país que registou o maior crescimento de praticantes nos escalões informais femininos (traquinas e petizes). Atualmente, na AF Viseu cerca de 390 atletas são do sexo feminino e de diferentes escalões.

Atingida esta marca das sete mil inscrições, a AF Viseu quer continuar a crescer e isso poderá acontecer nesta época desportiva, uma vez que ainda é possível inscrever traquinas, petizes e benjamins, bem como primeiras inscrições de atletas sub-12 a sub-19, pelo que as perspetivas para um crescimento ainda mais acentuado são animadoras.

A AF Viseu reforça o agradecimento a todos os atletas e agentes desportivos, pois são eles os grandes impulsionadores deste crescimento.