A Associação de Futebol de Viseu, a Câmara Municipal de Tarouca e o Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos assinaram o protocolo de colaboração, que vai levar o projeto da AF Viseu “Há Bola na Escola” até aos alunos do 1º ciclo daquele concelho.

Esta parceria vai permitir operacionalizar e promover o reforço de cooperação cultural, desportiva e humana entre as instituições, tendo como grande objetivo levar o futebol e o futsal junto dos mais novos.

Com a implementação do projeto "Há Bola na Escola", cerca de 250 alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Tarouca vão poder ter contacto com as duas modalidades desenvolvidas pela AF Viseu.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu num Encontro de Traquinas e Petizes, Valdemar Pereira, presidente da Câmara Municipal de Tarouca, frisou a importância deste “acordo de cooperação” que vai permitir pôr os mais novos a praticar desporto, mais propriamente futebol e futsal.

O autarca sublinhou ainda o trabalho desenvolvido pelo SC Tarouca “para com as crianças e jovens”. “Um trabalho interessantíssimo que muito nos orgulhamos”, disse.

Eduardo da Costa Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos, destacou a importância do desporto como “motor fundamental para que as crianças se desenvolvam, não só o aspeto curricular mas comportamental”.

O responsável disse ainda que iniciativas como esta ajudam na “socialização” dos mais novos. “Hoje em dia os miúdos passam muito tempo agarrados aos computadores, iniciativas como o “Há Bola na Escola” proporciona momentos de socialização, de saber conviver com os outros e para a escola, tem toda a vantagem que estes protocolos se realizem e que os nossos alunos pratiquem desporto”, concluiu.

Já José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, frisou a vontade em levar esta iniciativa aos 24 concelhos do distrito de Vise, sendo que atualmente perto de uma dezena de concelhos já aderiram ao projeto “Há Bola na Escola”. 


Eduardo da Costa Almeida (diretor do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos), Valdemar Pereira (presidente CM Tarouca) e José Alberto Ferreira (presidente AF Viseu)