A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reconheceu 16 clubes filiados na AF Viseu como Entidades Formadoras.

Ao longo de todo o Processo de Certificação de Entidades Formadoras, 63 clubes da AF Viseu fizeram o registo inicial na Plataforma e receberam visitas técnicas ao longo da época desportiva. Dezasseis clubes acabaram por ser certificados, 13 no futebol e 3 no futsal, em diferentes enquadramentos.

No futebol, estão certificados o CD Tondela (4 estrelas), a AFD O Pinguinzinho e o Viseu 2001 (3 estrelas) e a AEFD São Pedro do Sul, Casa do Povo de Vila Nova de Paiva, CF “Os Viriatos”, CD Leomil, Dínamo Clube da Estação, Footlafões, GD Oliveira de Frades, GD Santacombadense, SC Tarouca e Sporting Clube Vale de Açores (Centro Básico Formação Futebol).

No futsal, estão certificados o Viseu 2001 (4 estrelas) e o Armamar FC e a A Unidos da Estação (Centro Básico Formação Futsal).

Para Bruno Martins, coordenador técnico regional, este é o resultado de todo o empenho dos clubes que “desde o início reconheceram a importância que o Processo representa para a melhoria de todo o Percurso Formativo dos jovens atletas de Futebol e Futsal, sendo a prova disso a elevada adesão dos Clubes ao Processo de Certificação e do empenho que todas as entidades certificadas demostraram". Por isso, acrescenta, “é com boas perspetivas que encaramos os próximos passos desta relevante iniciativa”.

O Processo de Certificação de Entidades Formadoras resultou de um trabalho conjunto entre a FPF e as Subcomissões de Certificação das Associações Distritais e, segundo a FPF, “além da subida da qualidade organizacional e formativa dos Clubes”, com este processo “visa assegura-se o respeito pelas regras de proteção da saúde e segurança dos participantes, bem como, o cumprimento das regras técnicas da modalidade”.

A nível nacional, a FPF e as Subcomissões de Certificação das Associações Distritais avaliaram 754 Entidades Desportivas no Futebol e Futsal.

A AFV felicita os clubes que obtiveram certificação mas também todos os que desenvolveram algum trabalho ou assimilaram as ideias gerais do processo, no sentido de preparar a sua candidatura para a próxima época.