A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou recentemente os Quadros de Árbitros de Futebol e Futsal, para a época desportiva 2019/2020. Confirmando as expectativas, em função das classificações obtidas durante a temporada, são vários os destaques, no que diz respeito à arbitragem da Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu).

No futebol, o contingente de árbitros nos quadros nacionais passa de 9 para 11, com destaque no setor masculino para a presença de três filiados - Fábio Loureiro junta-se a Hélder Marques e João Casegas na segunda categoria (Categoria C2). Esta representação é inédita em largas temporadas, sendo ainda de destacar a estreia nos quadros nacionais de Carlos Silva e Dylan Fernandes (Categoria C3 Avançado).

Já no setor feminino, nota para a ascensão à primeira categoria (Categoria CF1) de Telma Frade, numa época em que Cristiana Rei é promovida aos quadros nacionais, para a segunda categoria feminina (Categoria CF2).

No futsal, a representação viseense na arbitragem nacional é igualmente reforçada, passando de 13 para 15 árbitros, fazendo da nossa Associação uma das mais importantes do país.

Destacam-se várias promoções, nomeadamente a de David Martins à primeira categoria (Categoria C1), onde já se encontram Francisco Costa e José Gomes. Realça-se também a presença, na próxima temporada, de Filipe Almeida na categoria de Elite, antecâmara para a primeira categoria nacional, bem como de João Rodrigues, Miguel Maravilha e Tiago Francisco na Categoria C3 Avançado, para árbitros provenientes dos quadros distritais.

Para a AF Viseu, foi ainda motivo de grande orgulho a presença dos nossos árbitros, tanto no setor masculino como feminino, em finais nacionais e em competições internacionais, com destaque para Olga Almeida e Francisco Costa, que estiveram presentes em importantes desafios da Champions League.

José Carlos Lopes, presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da AF Viseu, considera que “estes resultados, extremamente positivos, traduzem a dedicação e esforço dos árbitros, mas também a estratégia delineada pelo CA, operacionalizada pela Comissão Técnica”. O dirigente destaca ainda “o trabalho realizado em estreita colaboração com os núcleos de árbitros, nos três Centros de Treino do distrito”.

Já a nível da arbitragem distrital, José Carlos Lopes afirma que "as competições decorreram com nota positiva", sublinhando que "todos os árbitros dos quadros distritais indicados a prestar provas na FPF conseguiram o objetivo de integrar os quadros nacionais".

O responsável máximo da arbitragem da AF Viseu realça ainda “o rejuvenescimento dos quadros distritais, com a presença de muitos jovens, fruto dos vários cursos realizados de forma descentralizada, ao longo do mandato”.

Para além dos resultados obtidos pelos árbitros, a época fica marcada de forma indelével pela organização do Fórum Nacional de Arbitragem, pela primeira vez realizada no nosso distrito, em Tabuaço, que, nas palavras de José Carlos Lopes, “constituiu um enorme sucesso e orgulho para o CA e a AF Viseu”.

 

Fontelas Gomes (presidente do CA da FPF) e José Carlos Lopes (presidente do CA da AF Viseu)