No próximo dia 9 de setembro, a Associação de Futebol de Viseu organiza mais uma Formação Contínua de Treinadores, desta vez com o tema das “Alterações às Leis de Jogo”.

Luís Pais, coordenador da Comissão Técnica do Conselho de Arbitragem, responsável pelo Centros de Treinos de Viseu e observador nacional de futebol a atuar nas competições profissionais (Liga Portuguesa de Futebol Profissional), é o preletor da ação, marcada para às 19h00, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viseu.

Ao afviseu.pt, Luís Pais falou sobre a importância do tema das “Alterações às Leis de Jogo” e sobre o que será discutido na sessão.

“Esta formação terá como principal objetivo identificar as alterações às Leis do Jogo para 2019/2020, bem como detetar em vídeos, com decisões oficiais, o impacto que as mesmas poderão vir a ter”, explicou o orador.

Apesar de esta ser uma formação direcionada para treinadores, será também aberta a dirigentes desportivos, o que, na opinião de Luís Pais, é uma mais-valia.

“Como se pode ler na Lei de Jogo “o futebol tem de ser atrativo e trazer satisfação aos jogadores, equipa de arbitragem, treinadores, bem como aos espectadores, adeptos, administradores, etc…”. E, por isso mesmo, devemos todos conhecer as Leis, uns com mais pormenor (agentes de arbitragem), outros genericamente, mesmo que tenhamos a consciência que muitas situações são “subjetivas” e os árbitros são humanos (e logo cometem erros)”, destacou.

Luís Pais frisou ainda que “algumas decisões deram, dão e continuarão a dar, inevitavelmente, origem a discussão, que é parte do prazer e da atração do jogo”, contudo, “o ‘espírito’ do jogo exige que as decisões dos árbitros sejam sempre respeitadas e será mais fácil para todos que elas sejam percebidas, e daí a pertinência desta formação conjunta e ministrada aos clubes, treinadores, diretores, árbitros, observadores e demais agentes desportivos/arbitragem”.

Quanto às alterações feitas para a nova época, o orador sublinhou que “todos devem ficar conscientes que, para uma lei ser alterada, os responsáveis pelas alterações já ficaram convencidos que irá haver benefícios para os jogos, para o futebol e para a arbitragem”.  

Luís Pais prefere não destacar alterações, já que “muitas irão direta e positivamente afetar a forma como o jogo é jogado, bem como a sua imagem, e por isso todas deverão ser destacadas e do conhecimento de todos”, ainda assim lembra algumas das mudanças para a nova época: os substituídos devem abandonar o terreno pelo ponto mais próximo da linha delimitadora; o treinador será o responsável pelo banco; quem ganha o sorteio escolherá campo ou bola; mãos involuntárias são sancionadas se acontecer golo ou é recuperada a bola em ocasião clara de golo; não será validado golo se for obtido com a mão pelo guarda-redes na baliza adversária; bola não tem que sair da área nos pontapés livres (tal como nos pontapés de baliza); atacantes a um metro das barreiras, de três ou mais jogadores; num pontapé de baliza, a bola não tem que sair da área.

A formação contínua, limitada a 200 lugares, tem inscrição obrigatória para treinadores, equivale a uma unidade de crédito (específica para a modalidade de futebol) e terá a duração de cinco horas.

As inscrições ainda estão a decorrer no site da AF Viseu, aqui.