O Auditório do Balneário Rainha Dona Ameélia, em São Pedro do Sul, recebeu esta segunda-feira (17 de fevereiro) a apresentação oficial do Torneio Interassociações (TIA) de Futsal Feminino Sub-17.

De 22 a 25 de fevereiro, mais de 200 atletas, vindas de 19 Associações do país (continente e ilhas), vão estar em prova, nos concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela.

A competição é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em colaboração com a Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) e com o apoio dos três concelhos da região de Lafões.

Durante o torneio realizam-se mais de três dezenas de jogos, distribuídos por seis pavilhões: três no concelho de São Pedro do Sul - Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul, Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Trapa e Pavilhão David Correia de Andrade; dois em Oliveira de Frades - Pavilhão Municipal de Oliveira de Frades e Pavilhão Escola Secundária de Oliveira de Frades; e um em Vouzela - Pavilhão Municipal de Vouzela.

Na apresentação oficial da prova estiveram presentes José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, Pedro Dias, Diretor da FPF, Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Pedro Mouro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Pedro Do Sul e Pedro Ribeiro, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vouzela.

O presidente da AF Viseu, José Alberto Ferreira, agradeceu a “confiança” depositada pela FPF na realização deste torneio e “às autarquias por se terem juntado e disponibilizado as infraestruturas e toda a logística inerente à realização deste TIA”.

O responsável lembrou que, ao todo, mais de 400 pessoas, entre atletas e membros de staff, estarão no distrito de Viseu e que, por isso, esta competição para além de promover o desporto terá também como objetivo “ajudar a que a economia local se desenvolva, promovendo os concelhos e os seus produtos locais”.

José Alberto Ferreira mostrou ainda a vontade de “radicar este torneio nas terras de Lafões” e destacou todo o trabalho que tem sido feito para trazer cada vez mais competições desta dimensão para o distrito de Viseu, lembrando a política de descentralização, tentado levar provas aos vários concelhos.

 

Já Pedro Dias, diretor da FPF, sublinhou a importância e objetivos destes torneios, que passam pela deteção de talentos.

“Estes torneios são torneios de observação e deteção de talentos, onde temos oportunidade, pelo que é desenvolvido pelos clubes e associações de futebol, de fazer um trabalho de análise e observação interna e selecionar aqueles que são os atletas com maior potencial para representar os seus distritos”.

Pedro Dias destacou ainda que “estas competições, com a tipologia dos TIA, são espaços de eleição para que se tenha “a certeza de as oportunidades são dadas a todos”.

“Nós não sabemos onde está o talento e tudo o que fizermos para que o possam demonstrar é sempre um bom investimento”, acrescentou.

Na sua intervenção, o diretor da FPF aproveitou para lembrar que “no último Torneio Interassociações, realizado na área geográfica de Viseu, em futsal, permitiu que quatro atletas da seleção de Viseu atingissem um patamar de excelência, chegando vários deles à Seleção A”.

Pedro Dias destacou ainda a integração do futebol e futsal feminino nos próximos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, de 2022, uma boa oportunidade para revalidar o título consquistado em 2018, competição que poderá contar com a presença das atletas que estarão por estes dias pelo distrito de Viseu.  

“Esta é a geração que estamos a preparar para os Jogos Olímpicos de 2022. As meninas que vão passar pelo distrito poderão vir a integrar os primeiros trabalhos dessa seleção”, disse.

Pedro Dias terminou destacando que já se ultrapassou a marca das 11 mil atletas a praticar futebol e futsal, sendo que há quatro anos eram apenas metade.

Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, agradeceu a escolha da “região de Lafões” para a realização deste Torneio.

“É com enorme satisfação que vamos receber por estes dias este torneio na nossa região. Estou certo de que Lafões irá prestigiar este evento”, disse.

O autarca destacou ainda a importância destas competições como “estímulo para todos os jovens da região”.

Paulo Ferreira aproveitou ainda para “alertar todas as pessoas para que participem, indo ver os jogos, pois sem a comunidade estes eventos ficam mais pobres”.

Pedro Ribeiro, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vouzela, destacou que “é com estas iniciativas que se promovem e desenvolvem, nas diferentes regiões, as modalidades, neste caso o futsal”.

O responsável deixou ainda a vontade de poderem vir a receber outros torneios desta, e de outra, natureza. “Desejamos que corra bem e que potencie a vinda de outros torneios”, disse.

Pedro Mouro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, concelho que servirá de local de jogos mas também de descanso das comitivas, frisou o desafio que é receber estas competições.

“É um desafio para nós, apesar de estarmos preparados e habituados a bem receber. Os três municípios estão de parabéns pela intermunicipalidade que dão a este evento, fruto da boa relação que temos. O trabalho conjunto é um exemplo que deve ser dado”, afirmou.
Pedro Mouro frisou ainda que estas iniciativas são um bom estimulo para potenciar o regresso do futsal feminino ao concelho sampedrense.

 

CALENDÁRIO DE JOGOS:

22 fev - sábado

Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul:
9h30 - AF Santarém x AF Leiria 
11h30 - AF Viana do Castelo x AF Aveiro
15h00 - AF Bragança x AF Castelo Branco 

Pavilhão Municipal de Vouzela:
9h30 - AF Portalegre x AF Viseu
11h30 - AF Braga x AF Setúbal

Pavilhão Municipal de Oliveira de Frades:
9h30 - AF Porto x AF Évora
11h30 - AF Guarda x AF Vila Real

Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Trapa (S. P. Sul):
15h00 - AF Coimbra x AF Algarve

Pavilhão David Correia de Andrade (S. P. Sul):
15h00 - AF Madeira x AF Lisboa

 23 fev - domingo

Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul:
9h30 - AF Évora x AF Guarda
11h30 - AF Algarve x AF Braga
15h00 - AF Setúbal x AF Madeira

Pavilhão Municipal de Vouzela:
9h30 - AF Castelo Branco x AF Beja
11h30 - AF Vila Real x AF Viana do Castelo

Pavilhão Municipal de Oliveira de Frades:
9h30 - AF Viseu x AF Bragança
11h30 - AF Aveiro x AF Porto

Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Trapa (S. P. Sul):
15h00 - AF Leiria x AF Coimbra

Pavilhão David Correia de Andrade (S. P. Sul):
15h00 - AF Lisboa x AF Santarém

 24 fev - segunda-feira

Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul:
9h30 - AF Beja x AF Viseu
11h30 - AF Porto x AF Vila Real
15h00 - AF Coimbra x AF Lisboa

Pavilhão Municipal de Vouzela:
9h30 - AF Bragança x AF Portalegre
11h30 - AF Viana do Castelo x AF Guarda

Pavilhão Municipal de Oliveira de Frades:
9h30 - AF Évora x AF Aveiro
11h30 - AF Setúbal x AF Algarve

Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Trapa (S. P. Sul):
15h00 - AF Santarém x AF Madeira

Pavilhão David Correia de Andrade (S. P. Sul):
15h00 - AF Braga x AF Leiria

 25 fev - terça-feira

Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul:
9h30 - AF Portalegre x AF Beja
11h30 - AF Leiria x AF Algarve

Pavilhão Municipal de Vouzela:
9h30 - AF Aveiro x AF Guarda
11h30 - AF Madeira x AF Coimbra

Pavilhão Municipal de Oliveira de Frades:
9h30 - AF Viseu x AF Castelo Branco
11h30 - AF Lisboa x AF Braga

Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Trapa (S. P. Sul):
9h30 - AF Porto x AF Viana do Castelo

Pavilhão David Correia de Andrade (S. P. Sul):
9h30 - AF Évora x AF Vila Real

Pavilhão Escola Secundária de Oliveira de Frades:
11h30 - AF Santarém x AF Setúbal