Caros clubes, agentes desportivos, atletas, árbitros, encarregados de educação, adeptos e demais,

Atravessamos um período de que não tínhamos memória. Pelo segundo fim de semana consecutivo os campos/estádios e pavilhões do nosso distrito não abriram portas. Não tivemos atletas a dar o pontapé de saída ao som do apito inicial. Não tivemos adeptos a gritar pelo seu clube. 

Não tivemos golos, defesas, classificações, nem a emoção característica de um início de semana após competições. Não tivemos e provavelmente não teremos nos próximos tempos. Mas na vida, como no desporto, os desafios são para os audazes, para os que não desistem, para os resilientes, disciplinados e corajosos.

Na vida, como no desporto, trabalhamos em equipa, traçamos táticas, ensaiamos jogadas e, na hora do jogo, damos o nosso melhor e tentamos vencer. E esta é a mensagem que vos quero deixar: não desistam, se puderem fiquem em casa, ponham em campo a vossa melhor defesa – lavem as mãos, mantenham a distância social, cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde – e depois ataquem com um único objetivo, o de se protegerem a vocês mas sobretudo aos outros, aos mais frágeis, aos grupos de risco.

E não se esqueçam: todos juntos - mas com o devido afastamento! - seremos sempre mais fortes. Agora, mais do que nunca, não há clubes nem rivalidades, só a vontade de vencer e ultrapassar estes novos tempos e desafios.

Este é o jogo das nossas vidas. O jogo onde a classificação pouco importa mas onde sabemos que no final só queremos sair vencedores nesta luta contra o Covid-19.