A equipa do projeto "Jogos + Vida" lança a partir desta semana um conjunto de desafios, dicas, conselhos e alertas para o período de quarentena.

Numa altura em que devemos ficar em casa, o Jogos + Vida, projeto de prevenção de comportamentos aditivos e dependências, promovido pela Associação de Futebol de Viseu, teve de adaptar-se à nova realidade e em articulação com o Centro de Respostas Integradas (CRI Viseu) criou várias iniciativas relacionados com a psicologia e o desporto, para assim continuar a chegar ao seu público-alvo bem como à comunidade em geral, já que se tratam de temas transversais e importantes. 

#homechallengejogosmaisvidaafviseu promete por toda a gente a mexer, combater a inatividade, alertar para alguns comportamentos sedentários entre muitas outras ações.

A primeira iniciativa já foi lançada e visa desafiar toda a gente a treinar, todos os dias, usando o número de telefone. A ideia é converter o número de telefone em treino, usando para isso uma tabela de exercícios.

 

Projeto Jogos +  Vida

Criado em 2008 pela Associação de Futebol de Viseu, o Projeto Jogos+Vida surge como uma resposta social com o grande objetivo de afastar os jovens dos comportamentos de risco, como por exemplo o consumo de substâncias psicoativas através da adoção de estilos de vida saudáveis, aliando atividades desportivas ao Treino de Competências Pessoais e Sociais. 

A iniciativa trabalha com diversas escolas, instituições de cariz social e o Estabelecimento Prisional de Viseu, sendo o público-alvo jovens, pais, reclusos e técnicos.

As grandes diretrizes desde projeto, co-financiado pelo SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências - passam por: retardar a idade de início dos primeiros consumos de substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas) e reduzir a experimentação, continuação e/ou a frequência dos mesmos; Desenvolver competências parentais; Identificar e encaminhar indivíduos que apresentam sinais iniciais de abuso de consumo de substâncias psicoativas e outros problemas relacionados; Formar Grupos-alvo estratégicos; Produzir Materiais; Desenvolver competências pessoais e sociais nos reclusos do Estabelecimento Prisional de Viseu;  Promover sessões de formação/informação e de prática desportiva aos Reclusos do Estabelecimento Prisional de Viseu

 

Equipa dos Jogos + Vida: da esq. para a dir. em cima - Rafael Costa, Patrícia Pina, Diogo Braz - em baixo, Rita Peres e Teresa Mendes