Está dado o apito final na primeira fase do curso de árbitros organizado pela Associação de Futebol de Viseu.

Na ação, do Conselho de Arbitragem da AF Viseu, em colaboração com os Núcleos de Árbitros de Viseu e de Lamego, participaram nove árbitros de futebol e um árbitro de futsal. 

Para já, realizaram-se apenas os testes escritos, uma vez que dado o atual contexto de pandemia, e o consequente reduzido número de competições e jogos a decorrer, não foi possível levar a cabo as provas físicas. 

Para assinalar esta primeira e importante fase, os novos árbitros da AF Viseu receberam o 1º apito, um ato simbólico de "boas-vindas" a todos aqueles que iniciam esta época a sua carreira na arbitragem.

Na cerimónia estiveram presentes a APAF (Associação Portuguesa de Árbitros), representada pelo Diretor Nuno Silva, e os Núcleos de Árbitros de Viseu e de Lamego que aproveitaram a ocasião para receber os novos árbitros e transmitir-lhes confiança e disponibilidade para os acompanhar nesta nova etapa.

Apesar dos tempos diferentes que atravessas, foram vários os jovens que aproveitaram a oportunidade para realizarem o curso e assim seguirem o sonho de ser árbitro, destacando-se ainda aqueles que integraram a formação para retomarem de alguma forma a prática desportiva, adquirindo ainda novos conhecimentos e poderem ser melhores desportistas, independentemente do ramo que se escolha.

 

Novo curso em breve. Pré-inscrição disponível

A arbitragem, como outra qualquer prática desportiva, é consentânea com a vida escolar ou profissional, sendo uma aprendizagem de vida e para a vida.

A AF Viseu vai realizar, em breve, um novo curso de árbitros pelo que os interessados podem fazer uma pré-inscrição através do email: [email protected]. A idade mínima para a inscrição são 14 anos.

Estes cursos têm a vantagem, além de serem gratuitos, de toda a parte teórica ser feita através de sessões online e em horários agradáveis para os candidatos.

A Associação de Futebol de Viseu tem atualmente vários árbitros nas variantes de futebol, futsal e futebol de praia que arbitram pelo país e estrangeiro sendo exemplos para os mais novos de que é possível fazer este caminho.

 

Nuno Silva (APAF) 

 

Fotos: APAF