Com 52 páginas, o número 18 do Boletim Estatístico FPF reporta-se ao segundo trimestre de 2021. O conceito que domina este Boletim é “Esperança e Consolidação”.

Este Boletim Estatístico apresenta, uma vez mais, uma estrutura interativa -- e volta a ser organizado em cinco grandes blocos: Destaque; Os Vídeos para esta Edição; A Nossa Atividade; Novos Públicos/Intervenção Social; Temas de Fecho.

Neste trimestre vivemos mais um desses momentos de orgulho, com a presença da nossa Seleção de Sub-21 na Final do Euro da categoria. Depois de percurso fantástico na fase de grupos (três vitórias e nenhum golo sofrido frente a três adversários de grande nível: Croácia, Inglaterra e Suíça), a equipa de Rui Jorge somou outros dois grandes sucessos, com os triunfos diante de Itália (5-3, após prolongamento, num jogo emocionante) e Espanha (1-0, num encontro entre dois dos dois países que mais credenciais exibiram na última década nas seleções jovens). A Final com a Alemanha não correu como desejaríamos e o título europeu de sub-21 viria a recair para o lado germânica, mas a nossa Seleção de Sub-21 ocupou metade da seleção ideal do torneio (incluindo o melhor jogador do torneio, Fábio Vieira).

No Euro-2020, Portugal chegou aos oitavos e foi um orgulho enorme ver o nosso capitão, Cristiano Ronaldo, sagrar-se o melhor marcador do Euro-2020 (primeiro português a consegui-lo), mesmo tendo feito menos três jogos que os finalistas, em mais uma prova impressionante de um futebolista de exceção.

A Seleção Feminina terminou a época no Top30 do Ranking FIFA Women. A Seleção de Futebol de Praia, campeã do mundo e bicampeã da Europa garantiu o acesso à fase final do Mundial da Rússia, a realizar em agosto, e a Seleção de Futsal, campeã da Europa em título, vai tentar fazer, na Lituânia, ainda melhor que o quarto lugar obtido há cinco anos, no Mundial da Colômbia.

Este trimestre revelou notícias interessantes e entusiasmantes: anunciámos o lançamento de uma nova e poderosa forma dos adeptos se envolverem com a Seleção Nacional através da app da Socios.com, a FPF $POR Fan Token, e o Canal 11 foi distinguido, com toda a justiça e merecimento, o Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença, na sequência da trilogia de reportagens contra o Racismo

A Integridade, o Portugal+, o Canal 11, a Responsabilidade Social, a Portugal Football School, o Portugal Football Observatory e o eFootball – áreas com relevância e alcance cada vez mais reconhecido na atividade da Federação Portuguesa de Futebol – merecem também espaço relevante no Boletim.

Veja aqui o Boletim.