A Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu), a Câmara Municipal de Cinfães e os Agrupamentos de Escolas General Serpa Pinto e Souselo assinaram esta quinta-feira (28 de fevereiro) um protocolo de colaboração que vai levar o projeto “Há Bola na Escola” a cerca de 700 alunos do 1º ciclo, do ensino básico.

Cinfães junta-se assim aos restantes municípios que já estão a implementar a iniciativa da AF Viseu que tem como objetivos a promoção da atividade física junto dos mais novos, para que cedo descubram o prazer de jogar futebol/futsal e aprendam, de forma natural, a essência do jogo. Bem como ajudar no aumento do número de praticantes do sexo masculino e feminino nos clubes locais e, consequentemente, na AF Viseu.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, lembrou a vertente social deste projeto e destacou o apoio das autarquias na implementação de iniciativas que valorizam o desporto.

“Procuramos, com o Há Bola na Escola, começar mais cedo a prática desportiva. E incentivar neles, não só a prática do futebol, mas o contacto com a bola, com o corpo, criando o hábito de se mexerem com recurso a objetos, neste caso a bola. Através dos agrupamentos, com o grande apoio das autarquias, queremos tentar desenvolver um conjunto de atividades que motivem os jovens para a prática desportiva. Queremos também que esta seja uma forma de ajudar os clubes naquilo que é o recrutamento de atletas”, concluiu o responsável.

Já Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães, destacou o trabalho que a autarquia tem desenvolvido na área desportiva e que agora vê reforçada com a assinatura deste protocolo.

Esta é uma boa forma de o município ter um conjunto de práticas que nos levam a preparar o nossos miúdos, que cada vez mais estão ligados à tecnologia, para que passem a estar mais ligados ao desporto. Temos uma comunidade escolar bastante alargada o que nos permite fazer um trabalho de base muito interessante”, destacou por sua vez Pedro Semblano, verador do desporto da CM Cinfães.

O afviseu.pt conversou ainda com os responsáveis pelos Agrupamentos de Escolas, que reforçaram a importância do projeto “Há Bola na Escola”.

“Este é um protocolo importantíssimo porque vai auxiliar os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) a poderem desenvolver de uma forma mais técnica o futebol. Futebol que é uma atividade que todos os miúdos gostam”, sublinhou Rui Botelho, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, atualmente com cerca de 700 alunos do 1º ciclo.

António Morgado, do Agrupamento de Escolas de Souselo, com cerca de 200 alunos do 1º ciclo, destacou alguns dos problemas de saúde nacional, como a “obesidade” e o “sedentarismo”, lembrando que estes podem ser combatidos com iniciativas como o “Há Bola na Escola”. “Tudo o que possa ajudar a criar alguma mobilidade nas crianças é sempre bom. Não queremos criar "Cristianos Ronaldos", se acontecer melhor, mas queremos que os miúdos se mexam, tenham alternativas e gostem do exercício físico, neste caso do futebol/futsal”, disse.

Atualmente, o projeto “Há Bola na Escola” já está a ser implementado em sete municípios, Cinfães, Oliveira de Frades, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva e Vouzela, com mais de 2500 alunos do 1º ciclo a poderem usufruir desta iniciativa.

Os primeiros encontros, desta época, do “Há Bola na Escola”, acontecem já nos próximos dias (12, 13 e 15 de março), no município de Tondela.



António Morgado (Agrupamento de Escolas de Souselo), José Alberto Ferreira (AF Viseu), Armando Mourisco (CM Cinfães) e Rui Botelho (Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto)


Representantes da AF Viseu, Município de Cinfães, Agrupamentos de Escolas e Clubes/Associações de Futebol do concelho de Cinfães