Com o objetivo de dar a conhecer as intervenções feitas ao longo destes meses, a AF Viseu, em conjunto com a Câmara Municipal de Viseu, fez este sábado (16 de março) uma visita às instalações da Academia de Futebol Distrital, onde já foram investidos 200 mil euros. 

Até à data foi já construída a infraestrutura dos balneários, iniciada a obra de construção de sanitários, colocados pilares e placas, procedeu-se à terraplanagem e foi ainda adjudicada a obra de colocação de vedação e muros de suporte. Em breve começará a preparar-se o terreno para colocação de relvados e outras intervenções de menor dimensão. Estando ainda por investir cerca de 500 mil euros.

 

A Academia de Futebol Distrital, que está a ser construída no antigo Campo do GD Mundão, num espaço de cerca de dois hectares,  tem como grande objetivo servir as seleções distritais e os árbitros, de forma a que estes tenham uma “casa” própria para treinar. Através da criação de salas, pretende-se ainda que este espaço possa servir para a realização de formações e ações levadas a cabo pela AF Viseu.

Na visita, José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, destacou a importância da construção da Academia, “essencial para dar resposta ao crescimento do futebol e futsal que se está  assistir em todo o distrito, colmatando de alguma forma a falta de espaço para a realização de jogos, treinos e estágios dos vários agentes desportivos”. 

O responsável lembrou ainda os apoios já prestados na construção da infraestrutura. 

“A Federação Portuguesa de Futebol e o Instituto Português do Desporto e Juventude foram duas boas ajudas no arranque das obras e temos a palavra da autarquia de Viseu de que também nos apoiará”, disse.
Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, salientou a parceria e a mais-valia da Academia.

“Esta obra tem o compromisso do município, nomeadamente através da infraestruturação deste espaço. Este é um investimento importante porque vai permitir criar esta valência de formação de árbitros e treinadores”, disse.

Na visita esteve também o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, que lembrou a relevância destes espaços, sobretudo num distrito onde o número de atletas está em crescimento.

“A Associação de Futebol de Viseu tem registado, no futebol e futsal masculino e feminino, taxas de crescimento muito interessantes, no que diz respeito ao número de atletas, estando também a realizar um trabalho de grande proximidade com os municípios. Com este equipamento, quer crescer não só quantitativamente, mas também qualitativamente e para isso é preciso estruturas de referência como esta”, destacou.
Já Liliana Tavares, presidente da Junta de Freguesia de Mundão, disse estar “muito expectante com o início da Academia”. 

“Este equipamento vai trazer jovens para a freguesia e isso é muito bom. Mundão teve um Grupo Desportivo, que entretanto está desativado, mas pode ser que a Academia até seja um estímulo para que reativem o clube”, concluiu.



Liliana Tavares, Cristina Brasete, Almeida Henriques, José Alberto Ferreira e Hermínio Loureiro