A Federação Portuguesa de Futebol está a realizar várias iniciativas para auxiliar os clubes de todo o país a candidatarem-se aos fundos do programa “Reativar Desporto”, que foi lançado pelo Governo através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o objetivo de apoiar a recuperação económica de um setor muito afetado pela pandemia de COVID-19.

Através da habitual estreita colaboração com as Associações Distritais e Regionais, que estão a coordenar a ligação com os respetivos emblemas, a FPF tem levado a cabo várias ações de sensibilização para a importância deste apoio, partilhando toda a informação necessária para que as burocracias inerentes a um processo como este sejam cumpridas com facilidade e celeridade.

Tendo em conta a situação difícil em que o Desporto se encontra, a Tutela tenciona disponibilizar os montantes em causa no mais curto espaço de tempo possível e é essa a razão pela qual a data-limite para a submissão das candidaturas no site do IPDJ é o próximo dia 16 de agosto. Tendo em conta que o início de época é um período particularmente difícil para todos os clubes, o fator-tempo é decisivo para o sucesso desta iniciativa.

Desta forma, os clubes têm menos de um mês para garantir um encaixe que pode fazer a diferença nas contas da nova época. O valor máximo a receber por cada atleta (em todas as modalidades) pode ir até 50 euros (a fundo perdido), sendo que, no total, estão disponíveis quase 8 milhões de euros para o futebol. É um caso particularmente evidente em que a recompensa vale o esforço.

Depois dos apoios prestados não só pela Federação Portuguesa de Futebol, como também por outras instituições tutelares de diversas modalidades, esta oportunidade de ajudar a recolocar o desporto como uma verdadeira força-motriz da sociedade merece a atenção de todos os que nele estão envolvidos e o mantiveram vivo durante o último ano e meio.