A competição decorre no Pavilhão Desportivo no Campus Politécnico do IPV e vai movimentar cerca de 80 estudantes das Escolas do IPV. Esta iniciativa ocorre no âmbito do protocolo firmado entre as duas instituições e, entre várias colaborações, tem como objetivo promover a atividade física dos estudantes do ensino superior.

O evento é aberto a todos que queiram assistir e prevê-se uma grande adesão por parte da comunidade académica e desportiva da região.

São princípios fundamentais das entidades promotoras, os princípios da ética e da verdade desportiva, devendo ser observados por todos os agentes desportivos, órgãos e organismos intervenientes no desenrolar da Prova.

Todos os intervenientes na Prova devem atuar de forma a prevenir e evitar comportamentos antidesportivos, designadamente de violência, dopagem, corrupção, racismo, xenofobia ou de qualquer outra forma de discriminação.

A organização técnica das provas, no que respeita à elaboração de calendários, programa das provas, homologação de resultados, julgamento por reclamações e aplicação de sanções disciplinares, pertence à AFV, credibilizando o evento.

José Carlos Lopes, Presidente da AFV, vê nesta iniciativa “É um momento marcante para a própria AFV, que abre a sua atividade aos estudantes do ensino superior, proporcionando-lhes a prática desportiva, neste caso o futsal, de forma organizada e competitiva (não federada), entendida como uma atividade determinante na formação e no desenvolvimento integral dos estudantes, na promoção da inclusão pelo Desporto e na melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar”.

Para José Costa, Presidente do IPV, “a promoção da Saúde, do Bem-estar, do Desporto e da Sustentabilidade são objetivos institucionais. A parceria Instituto Politécnico de Viseu/ Associação de Futebol de Viseu insere-se nessa perspetiva. Para o próximo ano letivo pretende-se estender esta iniciativa ao longo do ano e realizá-la, também, em Lamego.”