Ao abrigo do projeto Erasmus +, cerca de 20 jovens do Azerbaijão, Espanha, Geórgia, Hungria, Itália, Lituânia, Polónia, Portugal, Suécia e Turquia estão esta semana reunidos em Viseu.

A iniciativa, que junta várias pessoas ligadas ao desporto, seja por intermédio de associações, instituições ou espaços desportivos, está a ser promovido pela Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu), em colaboração com a Adamastor.

“O objetivo é discutir e explorar as potencialidades do desporto como ferramenta de inclusão social, através da partilhas de conhecimentos, experiências e iniciativas que decorrem ao longo desta semana”, como sublinharam os responsáveis da AF Viseu.

"Ao longo da semana, estes "estudantes" vão participar em diferentes atividades, bem como conhecer iniciativas e as boas práticas que a AF Viseu tem desenvolvido em prol do desporto inclusivo, como é o caso do Projeto Jogos+ Vida", salientaram.

Neste sentido, pretende-se que “numa educação não formal”, os participantes “adquiram conhecimentos de uma forma dinâmica, onde aprendem com os seus pares e não sentados numa sala de aula”, acrescentou ao site da AF Viseu Hugo Ribeiro, presidente da Adamastor, uma associação viseense, que há 14 anos promove o Programa Erasmus em Portugal.

“A Adamastor, desde a sua criação, tem trazido muitos jovens para Viseu, não só nos estágios mas em formações e intercâmbios, ajudando também a promover o programa Erasmus entre as diversas instituições no nosso distrito, para motivar esta participação mais global”, frisou.

Esta aventura por Viseu começou na segunda-feira (28 de janeiro) com um peddy-paper, onde os participantes puderam conhecer alguns lugares emblemáticos da cidade de Viseu. Do programa fazem ainda parte aulas de Crossfit, Yoga, Wresteling (estas duas últimas lecionadas por participantes estrangeiros), sessões teóricas e visitas a instituições, como por exemplo assistir a uma aula de hidroginástica, integrada no programa Atividade Sénior, da autarquia viseense.

Para esta quinta-feira, penúltimo dia da ação, estão programadas diversas atividades como a prática de desportos adaptados, atividade dinamizada pela Invictus, associação viseense.

Ao longo da semana, para além de Portugal estar a mostrar o que se faz em prol do desporto inclusivo, também os participantes partilham as várias iniciativas que acontecem nos seus países de origem.

 

Erasmus +, o que é?

O Erasmus+ é uma iniciativa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto. Ao contrário do programa Eramus, amplamente conhecido e direcionado para estudantes, esta vertente oferece a pessoas de todas as idades a possibilidade de se desenvolverem e partilharem conhecimentos e experiências, no quadro de instituições e organizações de diferentes países.