A Direção da Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) deliberou concluir, com efeitos imediatos, todas as provas distritais no escalão sénior, que no momento da suspensão ainda não tivessem sido finalizadas, sem designação de campeões ou vencedores de prova, sendo que na Divisão de Honra de Futebol não haverá descida de divisão.

Quanto à subida aos escalões das diversas competições nacionais seniores, e num cenário de a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vir a abrir essa possibilidade, a AF Viseu tomará as respetivas deliberações com base naquilo que são as classificações à data do encerramento das provas.

Esta decisão surge no seguimento da deliberação da FPF, datada do dia de ontem, após reuniões ocorridas com as Associações Distritais, e na qual se comunicava a conclusão de todas as competições seniores nacionais e conjugada com as respostas obtidas junto dos clubes filiados da AF Viseu, relativa à possibilidade da conclusão imediata das provas distritais.

Em comunicado oficial, a AF Viseu deliberou ainda que se mantém como válida a única prova sénior já concluída - 1ª Divisão de Futsal Feminino - terminada antes da suspensão dos campeonatos, com o respectivo título que já tinha, inclusive, sido atribuído ao vencedor. 

A AF Viseu informa que se encontra, de momento, a refletir sobre eventuais alterações aos atuais quadros competitivos das provas distritais de Futebol e Futsal seniores e, assim que estas questões estiverem devidamente maturadas, serão comunicadas aos clubes em reuniões por vídeo-conferência com os presidentes e treinadores dos clubes destas competições.

No comunicado pode ainda ler-se que a AF Viseu tem perfeita consciência das dificuldades financeiras que os clubes atravessam e, desta forma, em articulação com a FPF, está a trabalhar no sentido de angariar apoios para a época desportiva 2020/2021, tendo em conta os tempos difíceis que se avizinham, nos mais diversos setores da sociedade, e, não poderemos deixar de ignorar.

A Direção da AF Viseu relembrar ainda que esta situação de saúde pública, que a todos inquieta e preocupa, seria impensável de prever ainda recentemente e que, apesar de nos manter afastados fisicamente, deve unir-nos, cada vez mais na procura de soluções para vencer a “guerra” - Pandemia do COVID 19. 

"Sigamos pois todas as indicações das autoridades de saúde, para que mais rapidamente possamos voltar a ter uma vida normal, com liberdade e sem restrições de mobilidade e de partilha", concluiu.

 

Leia o CO_162 aqui