A iniciativa “Árbitro na 1.ª pessoa”, promovida pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Viseu, pretende promover junto das Escolas do Distrito a atividade da arbitragem no futsal e futebol.

Desta vez foi na Escola Profissional de Moimenta da Beira, perante uma plateia entusiasta de estudantes que conheceram a atividade de Ser Árbitro.

Estes tipos de ações são importantes para desmistificar a ideia que se tem dos árbitros e para a humanização cada vez maior da atividade da arbitragem. A verdade é que a arbitragem é apaixonante. Permite a prática desportiva (treinos físicos e técnicos) e a participação nas competições desportivas. A arbitragem proporciona a oportunidade de muitos chegarem a estádios míticos e pisarem relvados que fazem parte do imaginário de todos os desportistas.

O árbitro é mais um agente desportivo que tem ele próprio competição com os seus pares. Em resumo, a arbitragem tem todas as componentes que os jovens apreciam.

São várias ações já agendadas existindo disponibilidade para outros Agrupamentos de Escolas aderirem a esta iniciativa tão do agrado dos jovens estudantes.

O Conselho de Arbitragem da AFV agradece ao árbitro Dylan Fernandes pela disponibilidade e excelente apresentação intitulada “A arbitragem: uma visão na 1.ª pessoa”, assim como ao conselheiro Miguel Vieira pela sua dedicação que permite a realização destas ações.

Para os interessados em tirar o curso de árbitro podem-se inscrever através do link bit.ly/3zia2SV

O curso inicia-se em fevereiro, é gratuito e a idade mínima para a inscrição são 14 anos.