A Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as Associações Distritais e Regionais, promoveu ações de sensibilização no âmbito de uma campanha contra o racismo no futebol, mobilizando clubes e atletas no combate contra um dos flagelos da nossa sociedade.

Ao longo de várias dias - desde 13 de março - realizaram-se 23 ações em diversas associações e clubes do continente e ilhas as quais contaram com a participação de cerca de 800 atletas e treinadores. Esta teça-feira, em que se assinala o Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial, replicam-se idênticas iniciativas, inclusivamente em escolas.

As ações de sensibilização foram realizadas pelos responsáveis de Integridade de cada associação distrital, em estreita coordenação com a FPF e com grande adesão dos clubes que promoveram conversas estimulantes e pedagógicas sobre as formas de combater o racismo no Futebol.

O visionamento do filme "Outraged" - nome do projeto educativo criado pela UEFA - foi incluido no programa de sensibilização e serviu de ponto de partida para reflexão e debate, acompanhado pelo registo de testemunhos com materiais preparados pelo organismo europeu e adaptados pela FPF.

O documentário produzido pela UEFA, que será transmitido esta terça-feira no Canal 11, foi lançado pela primeira vez em dezembro de 2020, com o objetivo de mostrar as experiências de alguns dos maiores nomes do futebol e partilhar as suas ideias sobre a melhor forma de ajudar a erradicar a discriminação do desporto.

O filme "Outraged" depressa chamou a atenção, e estima-se, que no primeiro ano, tenha atingido uma audiência de mais de 10 milhões de pessoas em 112 canais. Além disso, foi distinguido com 20 prémios internacionais.

A AF. Viseu realizou a formação ao clube ASDREQ Orgens, que contou com 15 participantes, entre os quais atletas, treinadores e dirigentes.