O árbitro da Associação de Futebol de Viseu foi o nomeado pela Direção da Escola Dr. Azeredo Perdigão como seu embaixador, no âmbito da exposição “MOVE-TE POR VALORES” inserida no programa do Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024.

Ex-aluno da escola, Hugo Marques é árbitro assistente da 1.ª categoria nacional e já é uma referência na arbitragem viseense.

O Conselho de Arbitragem da AF Viseu parabeniza a direção da Escola Azeredo Perdigão pela escolha e coragem na escolha do nosso árbitro para tão distinta função de embaixador.

A partir de hoje o testemunho do Hugo Marques faz parte desta exposição itinerante “Move-Te por Valores”, que tem como objetivo divulgar e promover a ética no desporto através de testemunhos e histórias vivenciadas por atletas e individualidades nacionais e internacionais, bem como abordar temas que visam sensibilizar para a importância dos valores da ética no desporto como o fair play, o respeito, a tolerância, a entreajuda, a disciplina, a compreensão, entre outros.

São histórias de atletas e individualidades contadas na primeira pessoa, cheias de significado valorativo e que fascinaram o mundo, não apenas pelo que os/as seus/suas protagonistas conseguiram atingir no plano técnico, mas por se terem afirmado como pessoas verdadeiramente ímpares, excecionais, ao vivenciarem histórias exemplares de carácter, integridade e desportivismo. A exposição inclui nomes nacionais como Rosa Mota, Paulo Gonçalves, Duarte Gomes e Tarantini e internacionais como Nelson Mandela, Jesse Owens, Miroslav Klose e do Borussia Dortmund.

Ainda no âmbito da sua presença na Escola, Hugo Marques dinamizou duas ações inseridas na iniciativa “Árbitro na 1.ª pessoa”, promovida pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Viseu, que pretende promover junto das Escolas do Distrito a atividade da arbitragem no futsal e futebol.

Ao Hugo Marques os nossos parabéns e votos de continuação de excelente carreira.