A Seleção Nacional de Futsal Feminino foi homenageada, esta terça-feira, na Cidade do Futebol, num FPF Arena Portugal repleto de adeptos.

Num dia de emoções fortes, onde se festejava o futsal feminino por alcançar, no primeiro mundial de sempre, a medalha de prata, a comitiva nacional foi acarinhada por todos os presentes por este feito inédito, desejando força para os desafio futuro, com a certeza de que o desporto nacional continuará a sua evolução até à próxima vitória. Todas as jogadoras e o Selecionador Nacional de Futsal Feminino, Luís Conceição, com a Medalha de Mérito Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol.

Presidente da FPF orgulhoso

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, falou num sentimento de orgulho pela prestação da Seleção. Antes deixou sentido agradecimento a Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e do Desporto, presente na cerimónia. "A Senhora Ministra dizia-me há bocado que temos de começar a preparar a agenda da Senhora Ministra em função dos títulos que a FPF vai alcançar. Muito obrigado, tem sido uma verdadeira embaixadora do desporto português, em particular do futebol", referiu o líder federativo.

Dirigindo-se, depois, às jogadoras, Pedro Proença agradeceu a todo o grupo de trabalho. "Tenham noção do que fizeram por nós. Tenham noção do que fizeram pelo povo português. E vou partilhar o que vos disse no balneário. Vocês são vice-campeãs do Mundo!", referiu o presidente da FPF. 

Pedro Proença falou de um ano de 2025 histórico para a FPF, com cinco títulos em seis finais jogadas. O presidente da FPF não esqueceu Luís Conceição e Jorge Braz, responsável pelo futsal na FPF. "A todas as atletas deixo um agradecimento especial por tudo o que fizeram, pelo orgulho que nos deram. Obrigado ao mister Luís Conceição por nos mostrar que era possível chegar à final. Depois um agradecimento especial ao maior pensador do futsal em Portugal. Obrigado a Jorge Braz por continuar a acreditar que o seu lugar é na FPF, pela visão que teve para o futsal há mais de duas décadas e por tudo o que nos tem dado", continuou Pedro Proença.

A última mensagem foi para Pedro Dias, atual Secretário de Estado do Desporto, antigo responsável pelo futsal na FPF, e que apoiou a Seleção Nacional nas Filipinas:"Pedro Dias foi quem iniciou este processo. Alguém que teve o cuidado de nos acompanhar quase uma semana em Manila."

 

Pedro Proença não esqueceu o trabalho dos Clubes, "as células vivas do desporto", das Associações Distritais e Regionais, Associações de Classe e Futebol Profissional. "Nós, FPF, só valemos quando esta comunidade, esta família está junta", reforçou o líder federativo, com um último agradecimento a Margarida Balseiro Lopes. "A Senhora Ministra tem acreditado desde a primeira hora de que o Desporto em Portugal é um eixo fundamental para o desenvolvimento do caráter. Tem estado connosco desde a primeira hora. Sei que acredita no potencial do Desporto e no que pode fazer para a sociedade. Tem sido diferente e tem-nos possibilitado todas estas alegrias", concluiu o presidente da FPF.

Mensagem de Margarida Balseiro Lopes

Margarida Balseiro Lopes reforçou o sentimento de orgulho por aquilo que foi alcançado nas Filipinas. "O que fizeram foi histórico para o futsal feminino, para o desporto feminino. Escreveram uma página de ouro do desporto nacional. O sonho de uma continua a ser o sonho de todos. E será assim desde domingo. A mensagem mais importante que quero deixar é que são vice-campeãs do Mundo. Isso ficará na história. O que alcançaram é muito maior do que o resultado desportivo. Inspiraram milhares de raparigas, nos clubes, nas escolas, que olham para cada uma de vocês e veem que o céu é o limite. É isso que gostava que guardassem nos vossos corações ", afirmou a ministra da Cultura, Juventude e do Desporto.

 

Luís Conceição fala em campanha brilhante

Por seu lado, o Selecionador Nacional, Luís Conceição, começou a intervenção com um profundo agradecimento a todo o staff da FPF que acompanhou a Seleção nas Filipinas. "Fizemos cinco semanas fantásticas, tivemos de nos alinhar em tudo para que nada faltasse às nossas meninas, que só tinham de brilhar", referiu Luís Conceição. O treinador agradeceu o trabalho dos clubes e das Associações Distritais e Regionais na aposta no futsal feminino. Luís Conceição reconheceu o trabalho da Direção da FPF, nas pessoas do presidente Pedro Proença e do vice-presidente José Gomes, responsável pelo futsal. "Obrigado à FPF por nos dar todas as condições para desempenharmos o nosso trabalho", salientou,

Luís Conceição dirigiu-se, depois, às jogadoras, com uma mensagem de reconhecimento ao grupo de trabalho. "Vocês são vice-campeãs do Mundo! Desfrutem, são a segunda melhor seleção do Mundo. Ficaram na história no primeiro Mundial de futsal feminino. Era isto que queriam. É normal que possam estar um pouco frustradas, não deu para mais, mas fizeram uma campanha brilhante", vincou Luís Conceição.

Ana Catarina Pereira deixa mensagem às colegas

Ana Catarina Pereira, considerada a melhor Guarda-redes do Mundial, foi a porta-voz do grupo de trabalho. A internacional portuguesa falou de um "enorme sentimento de orgulho" por uma campanha que "elevou o futsal português". Ana Catarina Pereira agradeceu a todas as jogadoras, ao staff técnico e, sobretudo, aos portugueses. A guarda-redes salientou a importância do primeiro Campeonato do Mundo para uma eventual admissão do futsal como desporto olímpico. "Pode ser que estejemos mais perto. Quem sabe, um dia, lutaremos por medalhas", referiu Ana Catarina Pereira, com uma mensagem final às colegas de equipa: "Estamos onde queremos estar, ainda não somos o que queremos ser. O melhor está por chegar".