Este sábado, realizou-se a inauguração da Academia de Futebol de Viseu, numa cerimónia dividida em vários momentos e que atraiu às novas instalações cerca de 200 pessoas.

Conduzida por Andreia Sofia Matos, apresentadora do Canal 11 e natural da região, este momento contou com vários discursos de pessoas com papel relevante na concretização do projeto. A primeira pessoa a falar foi José Alberto Ferreira, ex-Presidente da AF Viseu e diretor da FPF que, emocionado, relembrou o percurso desta Academia e salientou que se trata de um dia especial e muito sonhado desde 2013, ano em que se idealizou o projeto, agradecendo ainda à sua equipa e à FPF todos os esforços e ajudas endereçadas na concretização do projeto, salientando ainda os benefícios que este complexo desportivo pode trazer, nomeadamente com o aumento do número de praticantes e da realização de mais eventos desportivos na região.

Seguiu-se o discurso de José Carlos Lopes, atual Presidente da AF Viseu, que considerou o projeto como uma “uma mais-valia para o incremento e desenvolvimento de futebol para todas as idades”, lembrando que poderá servir árbitros, treinadores, seleções distritais, nacionais, internacionais e todos os clubes do distrito viseense.

Concluído o discurso do líder da AF Viseu, foi a vez de então subir ao palco Fernando Gomes, presidente da FPF, que considerou este dia como "histórico", já que foi o dia em que "o sonho concretizou-se com a inauguração desta instalação”.

De seguida, foi a vez de João Paulo Rebelo, Secretario de Estado da Juventude e do Desporto, discursar e relembrar que, enquanto viseense, se trata de um projeto simbólico para si.

A cerimónia ficou concluída com a intervenção de Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, que salientou a importância que esta academia pode dar à região, de forma a colocar Viseu ainda mais no mapa das competições desportivas.

A cerimónia não acabaria sem a entrega de placas de certificação aos clubes, relativos à época 2020/2021.