O evento foi organizado pelo Politécnico de Coimbra – IPC, em parceria com o Município de Mortágua, o Sport Club Conimbricense, a Escola de Cães-Guia para Cegos de Mortágua, e com a estreita colaboração dos clubes de futebol do concelho, o Mortágua Futebol Clube, a Casa do Benfica de Mortágua e o Sporting Clube de Vale de Açores e ainda o Clube Atlético e Cultural (Lisboa).

Em Mortágua, aproveitando a existência da única escola do país que treina cães-guia para utilização pelos cidadãos deficientes visuais, o IPC pretendeu reforçar a ligação com o território através da realização de uma demonstração de futebol para cegos, dirigida a todos, mas com foco na comunidade escolar e nos praticantes de futebol (escalões de formação).

A atividade esteve dividida em duas fases, num primeira parte os jovens dos escalões de formação dos três Clubes locais foram desafiados a experimentar, de olhos vendados, a prática de três modalidades de desporto adaptado: Futebol (com uma bola especial que possui um guizo na parte interna que emite um som); Showdown (no qual dois jogadores, posicionados cada um no extremo de uma mesa, com uma placa central, lançam uma bola com uma raquete de madeira em direção à baliza adversária. A bola contém esferas de metal que vão fornecendo pistas auditivas); e Goalball (marcação de penáltis com base nas perceções táctil e auditiva).

O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, e o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, presidiram à sessão de abertura e acompanharam o desenrolar das atividades. Estiveram também presentes o Vice-Presidente da Associação de Futebol de Viseu, Paulo Fraga Cardoso, a Vereadora com os pelouros da Educação e do Desporto, Ilda Matos, o Presidente da Direção da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, João Fonseca, e representantes dos três Clubes.

Esta atividade, aberta à presença de público, pretendeu promover a inclusão e a socialização das pessoas cegas através da prática desportiva, envolvendo os jovens e a comunidade local, e sensibilizar para a responsabilidade social que cabe a todos nós.