Madeira recebeu a 21.ª edição do Fórum de Arbitragem, iniciativa do Conselho de Arbitragem da FPF que decorre duas vezes por ano, de forma descentralizada, para discutir questões de fundo para a arbitragem nacional, juntando no mesmo espaço todos os Conselhos de Arbitragem das associações de futebol regionais.

O Presidente do Conselho de Arbitragem da AF Viseu, Rogério Santos vai cessar funções em breve e levou para casa o certificado de agradecimento pelas presenças no órgão consultivo da Federação Portuguesa de Futebol.

Durante o dia, o maior destaque foi para a apresentação de um Plano de Desenvolvimento Estratégico para a arbitragem nacional, com foco em três vetores fundamentais: o recrutamento, a formação e a avaliação. Um dos grandes objetivos deste projeto é criar um plano de recrutamento e retenção de árbitros e árbitras, mediante um apoio efetivo ao nível de recursos humanos a este trabalho desenvolvido pelas Associações Distritais e Regionais, com a criação de uma equipa dedicada a este tema. Ainda nesta questão, merece nota de realce a questão da importância da psicologia desportiva no desenvolvimento dos árbitros.

Na sessão matinal de domingo, a par das intervenções de vários presidentes de CA regionais, foi convidada a contribuir a APAF, na pessoa de Sérgio Mendes, e da ANTF, por Manuel Gomes (conhecido por prof. Neca). Na sua intervenção, o presidente do CA da FPF, Fontelas Gomes, respondeu a todas as dúvidas dos dirigentes presentes, exortando os seus homólogos regionais a fazerem uma aposta ainda maior na arbitragem feminina, falou ainda do aumento do número de horas de formação, entre vários outros temas, bem como o previsto crescimento do número de cursos de arbitragem a realizar, tal como o incremento da oferta de formação complementar, 

Foram ainda homenageados os presidentes dos CA das ADR que terminam mandato, Rogério Santos, da AF Viseu, e Cunha Antunes, da AF Braga, além de entregues os diplomas de participação a todos os presentes. Ambos destacaram o papel da atual estrutura nacional da arbitragem para o crescimento do setor a nível qualitativo e quantitativo. Tais elogios surgiram igualmente nas sessões de trabalho, o que mostra a satisfação de todos pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

A sessão de encerramento contou com a presença de Arménio Pinho, em representação da Direção da FPF, que destacou o apoio da instituição ao crescimento do futebol, neste caso particular com incidência na arbitragem. Na sua intervenção final, o presidente da AF Madeira, Rui Marote, enalteceu o papel do CA da FPF no desenvolvimento da arbitragem nacional e, em particular, do seu contributo para formar mais e melhores árbitros a nível regional, mediante um grande apoio aos Conselhos de Arbitragem distritais.

Finalmente, foi anunciado que a próxima edição do Fórum de Arbitragem vai realizar-se em Évora.

A AF Viseu agradece a Rogério Santos por todos estes anos de trabalho, com a missão de elevar cada vez mais a arbitragem do distrito tanto a nível distrital como a nível nacional