A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã europeia, ao vencer a seleção de Espanha por 4-2 na final da Liga Europeia, disputada em Itália.

Num encontro pautado por intensidade e grande espírito competitivo, a Equipa das Quinas mostrou toda a sua qualidade, resiliência e organização, garantindo a primeira conquista portuguesa nesta competição, que vai já na sua quinta edição. Com este feito, Portugal junta-se ao restrito lote de seleções vencedoras, ao lado de Espanha (2022 e 2023), Rússia (2021) e Polónia (2024).

A AF Viseu congratula a Federação Portuguesa de Futebol, a equipa técnica liderada por Alan Cavalcanti, e todas as atletas convocadas por esta vitória histórica, que muito honra o futebol de praia nacional e, em particular, o desenvolvimento contínuo do futebol de praia feminino em todas as suas vertentes.

Um jogo intenso e decidido com classe
 

A final foi marcada por momentos de grande emoção. Portugal entrou determinado e chegou ao primeiro golo aos sete minutos, por Joana Flores, na conversão de um livre direto. A atleta voltaria a marcar no início do segundo período, com um potente remate de longa distância, elevando para 2-0.

A seleção espanhola reagiu, reduzindo por Manau ainda antes do último tempo. Já no terceiro período, Andrea Miron empataria a partida, mas Portugal voltou a colocar-se em vantagem com o terceiro golo de Joana Flores, verdadeira figura do encontro. Carolina Ferreira, na recarga a um remate à trave de Joana Meira, fixaria o resultado final em 4-2.

Regresso a casa com sentimento de missão cumprida

A comitiva portuguesa tem chegada prevista a Lisboa esta segunda-feira, pelas 21h25, proveniente da cidade de Florença.

Este título europeu é o reflexo do crescimento sustentado do futebol de praia feminino em Portugal, fruto de uma aposta cada vez mais forte da Federação Portuguesa de Futebol e das associações distritais, como a AF Viseu, que se orgulha de contribuir ativamente para o desenvolvimento, promoção e visibilidade da modalidade.

Parabéns, campeãs da Europa!